Início > Empreendedorismo, Inovação, Pesquisa > Governo do Estado reconhece o Centro de Inovação Tecnológica de Marília

Governo do Estado reconhece o Centro de Inovação Tecnológica de Marília

A região de Marília conta atualmente com um Sistema Local de Inovação que é composto por entidades que representam instituições de ensino e pesquisa, centros e grupos de pesquisa, incubadora de empresas de base tecnológica, centro de inovação privados, órgãos de classe, órgãos públicos e empresas produtivas locais de iniciativa pública e privada.

Sistema Local de Inovação

Sistema Local de Inovação

Com base neste ambiente de inovação e no reconhecimento de Marília como polo de Tecnologia da Informação devido ao crescimento das empresas de TI e do potencial dos centros de pesquisas das instituições de ensino locais. Entidades como o Univem, a Prefeitura Municipal e a ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) se uniram no projeto de instalação do Parque Tecnológico de Marília.

Para o credenciamento provisório do Parque Tecnológico, a cidade candidata deve possuir os seguintes requisitos principais:

  • Centro de Inovação Tecnológica integrado à Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica – RPCITec;
  • Incubadora de Empresas integrada à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica – RPITec;
  • Área com no mínimo 200.000 m2 destinados à instalação do parque tecnológico;
  • Projeto básico do empreendimento com esboço urbanístico e arquitetônico e estudos de viabilidade econômico-financeira, técnico-científica e de sustentabilidade ambiental.

Neste cenário, o Univem elaborou os projetos necessários em conjunto com a Prefeitura de Marília e a ASSERTI para reconhecimento e credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITEc-Marília) à Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec) e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec). Esses documentos foram protocolados no dia 17 de agosto de 2015 na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em audiência com o secretário da pasta e vice-governador, Márcio França.

Reunião de entrega do projeto de credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITEc-Marília) Prof. Dr. Elvis Fusco (Presidente da ASSERTI e coordenador do Univem), Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira (Professor e Coordenador de Pesquisa e Extensão do Univem), Cássio Luiz Pinto Junior (Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo), Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares (Reitor do Univem), Márcio França (Vice-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Vinícius Camarinha (Prefeito de Marília)

Reunião de entrega do projeto de credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITEc-Marília)
Prof. Dr. Elvis Fusco (Presidente da ASSERTI e coordenador do Univem), Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira (Professor e Coordenador de Pesquisa e Extensão do Univem), Cássio Luiz Pinto Junior (Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo), Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares (Reitor do Univem), Márcio França (Vice-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Vinícius Camarinha (Prefeito de Marília)

Em visita à Marília no dia 17 de setembro, o Vice-Governador Márcio França oficializou a inclusão do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITEc-Marília) à Rede Paulista de Centros Inovação Tecnológica (RPCITec) e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec). Essa oficialização será publicada no Diário Oficial no dia 22 de setembro conforme informação do Vice-Governador.

Visita do Vice-Governador Márcio França à Marília e anúncio oficial do reconhecimento e inclusão do CITec-Marília e o CIEM no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação Prof. Dr. Elvis Fusco (Presidente da ASSERTI e coordenador do Univem), Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares (Reitor do Univem), Márcio França (Vice-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Vinícius Almeida Camarinha (Prefeito de Marília) e Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira (Professor e Coordenador de Pesquisa e Extensão do Univem)

Visita do Vice-Governador Márcio França à Marília e anúncio oficial do reconhecimento e inclusão do CITec-Marília e o CIEM no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação
Prof. Dr. Elvis Fusco (Presidente da ASSERTI e coordenador do Univem), Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares (Reitor do Univem), Márcio França (Vice-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Vinícius Almeida Camarinha (Prefeito de Marília) e Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira (Professor e Coordenador de Pesquisa e Extensão do Univem)

Com a disponibilização de uma área na região de Lácio cedida pela Prefeitura Municipal, Marília reúne agora todas as condições técnicas para solicitar o credenciamento provisório do Parque Tecnológico. A Prefeitura de Marília com a colaboração do Univem e da ASSERTI deve encaminhar esse processo nos próximos meses.

Para esclarecimento e socialização do projeto do Parque Tecnológico de Marília, seguem informações técnicas que identificam os conceitos inclusos no processo:

Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI): programa do Governo do Estado de São Paulo que engloba a Rede Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), a Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec), a Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec), e tem como objetivo apoiar cidades que tenham sistemas locais de inovação e áreas de vocações estabelecidas.

Parque Tecnológico: complexo de desenvolvimento econômico e tecnológico que visam fomentar economias baseadas no conhecimento por meio da integração da pesquisa científica e tecnológica, negócios/empresas e organizações governamentais em um local físico que provê espaço para abrigar centros de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, incubação e treinamento. 

Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITEC-Marília): empreendimento que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se, também, em espaço de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de setores econômicos. Liderando o processo de empreendedorismo, pesquisa e inovação tecnológica, o Univem torna-se entidade gestora do CITEc-Marília, e possibilitará que empresas dos mais diversos setores (indústria, comércio e serviços) que tenham demandas de inovação em projetos de P&D encontre insumos necessários para implementar a melhoria de seus produtos, processos e serviços com a colaboração das entidades de ensino da região na pesquisa científica e tecnológica com o apoio de órgãos de fomento do governo estadual e federal em editais específicos aos Centros de Inovação pertencentes à Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica.

Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM): empreendimento mantido pelo Univem, Prefeitura de Marília e SEBRAE que hospeda e apoia o desenvolvimento de empresas, principalmente de base tecnológica e que apresentam produtos, processos e serviços com características de inovação. Com a inclusão do CIEM ao programa do Governo do Estado, outros serviços poderão ser oferecidos às empresas incubadas com recursos advindos de editais específicos para incubadoras pertencentes à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

O CITec-Marília e o CIEM, agora integrados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo, posicionam-se de maneira estratégica no Sistema Local de Inovação de Marília e região, no apoio à ações da Prefeitura Municipal com vistas à atração de novos investidores e empreendedores proporcionando novos empregos e geração de renda, incentivando a formação e capacitação profissional, a divulgação, o fomento e a disponibilização de serviços tecnológicos e de incremento da inovação nas empresas, por meio, de instituições e centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e de inovação.

Assim, Marília passa a fazer parte de um rol restrito de cidades integradas ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo do Estado, despontando como a principal cidade do centro-oeste paulista em inovação e tecnologia.

Prof. Dr. Elvis Fusco
Presidente da ASSERTI
Coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem

Anúncios
  1. 20/09/2015 às 22:35

    Um real trabalho de grande importância.
    Fico feliz e muito esperançoso por dias melhores, tendo em vista que a falta de foco na tecnologia é um dos principais motivos para termos os problemas econômicos de hoje no país.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: