Inicial > Ensino, Pesquisa > Univem comprova excelência na formação em Computação

Univem comprova excelência na formação em Computação

Alunos do Univem são aprovados nos melhores programas públicos de pós-graduação do país na área de Computação

Eles ainda não concluír am a graduação e já foram aprovados em renomados programas de mestrado. Fábio Rodrigues Jorge, Filipe Ravagnã Piga e Suellen de Castro Gomes da Silva estão no último ano de Ciência da Computação pelo Univem.

Os três alunos foram aprovados no processo seletivo do Programa de Ciências de Computação e Matemática Computacional Computação (ICMC) – USP São Carlos, de alto nível científico e reconhecido em nível nacional e internacional, tendo recebido conceito 6 – atribuído pela CAPES, nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Além deles, o aluno Anderson Zapaterra Batilani, também do último ano de Ciência da Computação, foi aprovado no processo seletivo para o curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados, do Centro de Treinamento do CI Brasil, que acontece na Unicamp, em Campinas. O CI Brasil é um programa da Secretaria de Política de Informática (SEPIN), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do governo federal. Tradicionalmente, o curso de Ciência da Computação do Univem tem alunos selecionados para ingressar neste seleto time de profissionais que atuam na área de projeto de chips eletrônicos no país.

O aluno Fábio conta que pretende atuar na área em processamento de imagens e análise de padrões. Ele fez por dois anos Iniciação Científica, orientado pelo professor Leonardo Botega, e seus temas de pesquisas e seu TCC sempre foram relacionados à integração entre Realidade Aumentada e Interface Tangível. Foi bolsista nos dois anos de pesquisa, no primeiro ano conseguiu bolsa PIBIT e no segundo bolsa PIBIC, ambas do CNPq. Fábio disse, também, que pensa em seguir a área acadêmica com vínculo de pesquisador.

“Pretendo também atuar na área de pesquisa e inovação em empresas multinacionais, como IBM, Samsung, entre outras”. Suellen desenvolveu suas pesquisas nas áreas de Engenharia de Software e de Sistemas de Informação. Ela conta que se aproximou da área devido à grande admiração pela matemática. Para ela, compreender a teoria matemática e de computação prepara o aluno a entender o funcionamento das partes práticas e, possivelmente, permitir o avanço dessas áreas. “Essa oportunidade abrirá um mundo de possibilidades e meu principal objetivo será aprender e contribuir com estes novos conhecimentos”, comenta.

Suellen relata que, no curso de graduação, teve a oportunidade de conviver com bons professores, que lhe ensinaram muito, tanto academicamente como profissionalmente. “Eles me mostraram a importância da Ciência da Computação, evidenciando que seu estudo pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento humano”.

A aprovação de alunos ainda na graduação e ex-alunos do Univem nos melhores programas de pós-graduação do país tem sido regra. Nos últimos anos, 100% dos estudantes que prestaram processos seletivos para programas de mestrado na UFSCar, USP, UFRGS e Unesp foram aprovados.

Esses são os primeiros resultados dos processos seletivos realizados pelos alunos do Univem. Outros aguardam a publicação da seleção em várias instituições.

A maioria dos programas de mestrado das universidades públicas utiliza em seu processo seletivo o resultado do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP). “Os alunos do Univem têm obtido excelentes notas neste exame, facilitando a aprovação nos processos seletivos”, comenta o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da instituição. Ele enfatiza que além do ensino de qualidade e a experiência dos docentes na área de pesquisa, esse resultado também é fruto do incentivo à iniciação científica que os alunos recebem desde o primeiro ano do curso e o apoio por meio de bolsas CNPq e FAPESP buscada por professores aos alunos e à publicação nos melhores eventos de pesquisa do país. O coordenador parabeniza os alunos pela conquista e a todos os professores que contribuíram para a sólida formação acadêmica que resultou nesse sucesso.

Fonte:

http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/117935/Univem-comprova-excelncia-na-formao-em-Computao

http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/noticia/15484/Univem-publica-trabalho-em-importantes-eventos/

Matérias relacionadas:

https://elvisfusco.com.br/2010/12/14/univem-aprova-100-de-alunos-de-ciencia-da-computacao-no-mestrado-da-ufscar/

https://elvisfusco.com.br/2010/02/11/alunos-de-ciencia-da-computacao-aprovado-em-mestrado-na-unesp/

https://elvisfusco.com.br/2009/12/17/alunos-de-ciencia-da-computacao-aprovados-para-mestrado-na-ufscar/

https://elvisfusco.com.br/2010/03/22/materia-de-ontem-no-jornal-da-manha/

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: