Totvs levará ERP às microempresas com venda porta a porta
Se você é empresário ou profissional do ramo de software deve ler esta matéria: Totvs levará ERP às microempresas com venda porta a porta.
A Totvs, gigante nacional no ramo de software de gestão empresarial (ERP), adotará um estratégia mais agressiva na comercialização de seus produtos em relação às médias e pequenas empresas, vale ressaltar alguns pontos desse artigo:
1) Vendedores ou representantes vão oferecer o ERP pelo modelo de compra de licença ou software como serviço (SaaS) de porta a porta nas empresas: isso que dizer que o mercado das pequenas e médias que hoje é das empresas de software menores e regionais será o alvo da Totvs e que o modelo SaaS já passa a ser oferecido.
Questões: Sua empresa já oferece seus softwares como serviço? Qual será o diferencial da sua empresa/produto em relação a essa concorrência que chega?
2) A estratégia da Totvs é credenciar pequenos empreendedores que queiram representar a marca na venda porta a porta: aqui aparece uma oportunidade para muitas pequenas empresas de software que podem ampliar seus ganhos e agregar aos produtos da Totvs sistemas especialistas desenvolvidos por elas.
Questão: Para sua empresa, isso pode ser uma oportunidade de parceria ou será visto como mais um concorrente no seu mercado?
3) A produtora de software tem seis unidades próprias e 48 franquias no Brasil. O objetivo da empresa com a nova estratégia é ter, no mínimo, uma bandeira da Totvs em cada município do País no prazo de dois anos: isso mostra a sua estratégia de alcançar um mercado que antes não era o foco das grandes fornecedoras de software.
Questões: O mercado de software começará a ficar restrito a somente grandes fornecedores de software como Totvs, Microsoft, Oracle e SAP e as pequenas serão engolidas por essas? Qual deve ser a estratégia das pequenas e médias empresas de software em frente a essa nova realidade?
Esse é somente o começo da mudança de atitude dos grandes fornecedores de software em relação ao mercado de pequenas e médias empresas que por muito tempo ficou relegado às pequenas e regionais empresas de software.
Estratégias como portar seu sistemas para a Cloud Computing por meio do SaaS, não somente como tecnologia mas como modelo de negócio, oferecer serviços agregados, criar parcerias entre empresas da região para criação e disponibilização de nuvens compartilhadas e o estímulo ao cooperativismo podem ser atitudes que possibilitarão a sobrevivência de empresas de softwares de pequeno e médio porte frente a essa competição que se aproxima.