Inicial > Mercado de Trabalho, Oportunidade Profissional, Uncategorized > Em tempos de crise, sobram vagas para profissionais de TI em diversas áreas

Em tempos de crise, sobram vagas para profissionais de TI em diversas áreas

InfoMoney/SÃO PAULO – Em tempos de crise, o número de demissões tendem a aumentar. Porém, para os profissionais de TI, há empregos. “Áreas de desenvolvimento para web, gestão de projetos, designer gráfico, segurança de rede e de servidores são carentes de profissionais qualificados”, destaca o gerente de produtos e tecnologia da S.O.S Educação Profissional, Jorge Ribeiro Júnior.

Na opinião da gerente de Marketing e Produtos do Grupo Educacional Impacta Tecnologia, Rita Cury, profissionais com conhecimento em desenvolvimento de software, arquitetura da informação, redes e telecomunicações podem conseguir um emprego com bastante facilidade.

Ribeiro Júnior explica que, muitas vezes, o profissional de TI tem o conhecimento na prática, mas lhe falta a formação teórica. “Muitos profissionais têm o conhecimento de HTML, por exemplo, porque é autodidata e aprendeu sozinho. Com isso, durante uma entrevista, quando são aplicados testes conceituais, essa pessoa não consegue a vaga. Diante desse cenário, eu tive de fazer um processo seletivo por quase cinco meses, com mais de 80 profissionais, para conseguir encontrar um funcionário com a qualificação exigida para o cargo”.

Para Ribeiro Júnior, um curso superior é fundamental para o profissional que deseja seguir carreira em TI. “Faculdade é essencial, mas é preciso oferecer oportunidade para quem está começando e não tem condições financeiras para fazer um curso superior. Se o profissional tiver, por enquanto, apenas cursos de qualificação e conseguir passar no processo seletivo, por que não contratá-lo?”

Por isso, Rita lembra que, quanto mais cursos de qualificação o profissional tiver, maior será a posição que ele ocupará e, consequentemente, o ganho financeiro. “Qualificações e certificações são importantes para o profissional de TI. A certificação comprova o conhecimento e a experiência de um profissional”.

No entanto, o empecilho para que um profissional tenha uma certificação pode estar diretamente relacionado ao fator financeiro. “O preço de uma certificação em TI é muito elevado, por isso, há profissionais que não fazem este investimento”. Porém, segundo Ribeiro Júnior, quando conseguem as certificações, eles ambicionam um salário melhor, porque fizeram um alto investimento.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: