CITec-Marília/CIEM participam de programa que beneficia indústrias e startups
O Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília e o Centro Incubador de Empresas de Marília – CIEM, ambientes de inovação e empreendedorismo mantidos pelo Univem, foram selecionados para participar do Programa Nexos, num processo que selecionou somente 4 ambientes de inovação no Estado de São Paulo.
O programa beneficia tanto indústrias ou médias e grandes empresas, potencializando projetos de inovação, como por exemplo, na área da Indústria 4.0, como também startups por meio da aceleração do seu negócio por meio do acesso a recursos financeiros para desenvolvimento tecnológico e suporte e mentorias de ambientes de inovação.
Como funciona o fluxo processual do Programa Nexos?
- Médias e grandes empresas se inscrevem em http://sebrae.com.br/nexos
O prazo de inscrição para médias e grandes empresas foi prorrogado para 30/05 em função da adesão oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) que formalizou apoio institucional ao Programa.
- Depois da inscrição, o próximo passo é o envio do termo de adesão (entrada formal da empresa no Nexos).
- Entendimento do timing inovador da empresa, suas dores e expectativas e transformação disso em um desafio tecnológico;
- Lançamento do desafio e seleção das startups;
- Contrato de PD&I entre as empresas e as startups selecionadas.
- Matchmaking entre cada startup e o ambiente de inovação que tiver o perfil mais adequado para prestar o suporte ao pequeno negócio inovador;
- Contrato entre a startup e o ambiente de inovação.
Segundo o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do Univem, Prof. Dr. Elvis Fusco, o CITec-Marília atuará neste ciclo provendo assessoria e mentoria para as startups participantes do programa. “Além de suportar os projetos entre as médias e grandes empresas e as startups, atuaremos também na transferência tecnológica nas áreas da Indústria 4.0 e da Transformação Digital.”, explicou Elvis Fusco, que também é coordenador do CITec-Marília.
Atualmente já existem 35 inscrições de médias e grandes empresas realizadas e, brevemente, estas lançarão os desafios tecnológicos para as startups.
Mais informações do programa Nexus podem ser obtidas por meio do site: http://sebrae.com.br/nexos.