Inicial > Atualização Profissional, Empreendedorismo, Inovação, Pesquisa > Pesquisa de pós-doutorado de professor do Univem é referência sobre Ecossistemas de Inovação

Pesquisa de pós-doutorado de professor do Univem é referência sobre Ecossistemas de Inovação

“Especificar uma arquitetura informacional computacional dos principais atores dos Ecossistemas de Inovação do Brasil”, esse foi o objetivo da pesquisa de pós-doutorado em Ciências da Informação do Prof. Dr. Elvis Fusco, professor e coordenador  dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

O Prof. Elvis Fusco, que também coordena os ambientes de inovação mantidos pelo Univem, o Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) e o Centro Incubador de Empresas de Marília (Ciem),  concluiu recentemente o Programa de Pós-Doutorado no Departamento de Informação e Cultura da Universidade de São Paulo – USP, com a supervisão do Prof. Dr. Marcos Luiz Mucheroni, apresentando um mapeamento da atuação dos principais ambientes de inovação que compõem os ecossistemas de inovação no Brasil.

Elvis explica que os ecossistemas de inovação são tipicamente caracterizados por uma economia de conhecimento ativa, que compreende atividades de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e atividades de inovação acadêmica, pública e de negócios com comercialização efetiva e todas apoiadas por mecanismos flexíveis de políticas públicas. Além disso, os ecossistemas de inovação bem sucedidos precisam de uma cultura de inovação baseada na interação, no aproveitamento de oportunidades e adaptação a mudanças internacionais.

elvis

Prof. Elvis Fusco em visita técnica no Parque Tecnológico de Madrid

Neste contexto, durante o programa de pós-doutorado, o professor foi convidado para palestrar em universidades e parques tecnológicos da Itália, Espanha e Uruguai para apresentar os resultados da pesquisa. “O modelo brasileiro de ambientes de inovação apresentado na pesquisa gerou a demanda por palestras e visitas em universidades e parques tecnológicos da Europa, América do Sul e China. Nestas visitas, além de compartilhar informações dos ecossistemas de inovação do Brasil, estabelecemos parcerias entre os ambientes de inovação de Marília e esses outros países”, explicou Fusco.

Vale lembrar que os ambientes de inovação de Marília, credenciados no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo, são referência para as demais cidades do estado de São Paulo.

Elvis lembra que o Brasil ocupa somente a posição 64ª no ranking mundial de inovação elaborado pela Universidade de Cornell, pela escola de negócios Insead e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e de acordo com ele, “a pesquisa desenvolvida durante o programa de pós-doutorado gerou diversas publicações nacionais e internacionais que devem ampliar a literatura sobre a temática da inovação e possibilitar a ampliação da cultura de inovação tecnológica no país, chamando a atenção da sociedade para a importância do empreendedorismo e da inovação”, concluiu o Prof. Elvis.

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: