Início > Eventos > Univem sedia evento internacional de Software Livre

Univem sedia evento internacional de Software Livre

O Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, por meio do Computing and Information Systems Research Lab – COMPSI, mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, sedia no próximo sábado, 8, das 9 às 17h00, o Flisol 2017 – Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre – maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. O evento é gratuito e tem o objetivo de promover o uso de software livre, apresentando seu ideal, seu alcance, avanços e desenvolvimento.

O evento acontece desde 2005 em diversas sedes nacionais e internacionais e em Marília desde 2011. Várias comunidades locais de software livre (em cada país, em cada cidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes. Há também a distribuição de mídias com sistemas operacionais, aplicativos e ferramentas livres.

Ou seja, os interessados vão poder instalar software livre em seu computador ou notebook. Basta levá-lo ao evento.  Poderão ainda instalar mídias; CDs, DVDs, pendrives entre outros, para voltar para casa com diversos softwares livres de várias áreas.

Paralelamente, são oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos envolvendo Software Livre, de âmbito acadêmico e empresarial, movimentando um público de centenas de entusiastas.

De acordo com o professor e coordenador do evento, Dr. Leonardo Botega, o principal objetivo do festival é apresentar alternativas quanto aos produtos oferecidos no mercado de softwares e propagar o quer chama de “filosofia do software livre”. “O intuito é ampliar a formação do aluno a apresentar novas possibilidades para empresas e profissionais da área com a cultura do software livre”, destacou.

O festival acontece em 60 cidades-sede simultaneamente no decorrer de todo o dia. “Trata-se de uma oportunidade de network. Enquanto o evento acontece aqui em Marília, trocamos informações com outros países e nos informamos do que está acontecendo por lá. Assim, conseguimos alinhar os objetivos do evento como um todo”, explicou Botega.

O coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, Prof. Dr. Elvis Fusco, destaca Marília como forte referência na área de Tecnologia da Informação. “As instituições de ensino têm uma responsabilidade muito grande neste contexto de Marília ser reconhecida como polo regional de TI e o Univem exerce seu papel trazendo para a região eventos de expressividade nacional com apoio do CNPq, da Sociedade Brasileira de Computação e das empresas de TI da região por meio da ASSERTI (Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação)”, explica Fusco.

Durante o Flisol 2017 vão ser sorteados 10 cursos da OYS Technology, parceiro no evento.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.univem.edu.br/compsi/flisol.

Mais informações podem ser obtidas pelo site compsi@univem.edu.br ou pelo telefone (14) 2105-0800 – Ramal 376.

Programação

Palestra: A revolução da cultura maker e Internet das Coisas

Palestrante: Neto Marin (Google/Unesp)

09h – Auditório Shunji Nishimura

Minicursos:

Das 13h30 às 17h – Laboratórios

-Introdução ao Desenvolvimento WEB com Python e Django – Éttore Leandro Tognoli (ex-aluno Univem – Arcamo)

-Introdução a OpenMP – Fernanda Mayumi Ohnuma Tachibana (aluna Univem)

-Framework para Software Web – Rafael Luiz de Macedo (ex-aluno Univem – Brudden)

-Introdução a Controle de Versão usando Git – Jordan Ferreira Saran (aluno Univem)

-Introdução ao GNU/Linux – João Pedro de Souza Santos (aluno Univem)

-Iniciando com Ruby – Matheus Reinheimer Piano (aluno Univem)

-Introdução ao Arduino – Gabriel Nascimento Silva (aluno Univem)

-Aprendizado supervisionado com WEKA – Gabriel Batista Vieira (aluno Fatec)

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: