Início > Atualização Profissional, Pesquisa > Alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem são premiados em evento nacional de Iniciação Científica

Alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem são premiados em evento nacional de Iniciação Científica

conic

Realizado pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC/SEMESP tem como objetivo identi­ficar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho.

Nesta edição, realizada no campus da ENIAC, em Guarulhos, nos dias 25 e 26 de novembro de 2016, teve novamente a participação dos alunos dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação do UNIVEM, acompanhados pelo Prof. Fábio Navarro, docente dos cursos.

Todos os anos, os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias Concluído e Em Andamento, são agraciados com uma menção honrosa, prêmio que representa o desenvolvimento de trabalhos de excelência. Em 2016, alunos de ambos os cursos de TI do Univem, membros do Grupo de Interação-Humano Computador (GIHC) e do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), Laboratório de Pesquisa do Univem, foram classificados entre os 20 melhores trabalhos do CONIC.

Jordan Saran, aluno do quarto semestre de Sistemas de Informação, e Vitória Mendes, concluinte do curso de Ciência da Computação, foram classificados em segundo lugar, com o trabalho “DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO DE FUSÃO SEMÂNTICA DE INFORMAÇÕES NO DOMÍNIO DE GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIAS ”.

Gabriel Nascimento e Gustavo Barbosa, alunos do quarto semestre de Ciência da Computação, se classificaram em décimo-quinto lugar com o trabalho intitulado “DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE INTERESSE NO DOMÍNIO DE GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIAS”

O Prof. Dr. Leonardo Botega, professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação e orientador dos trabalhos premiados e líder do GIHC, comenta que “os trabalhos apresentam soluções inovadoras para ajudar a gestão de emergências e a tomada de decisão pelas forças de segurança, tais como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros” e que “as pesquisas do GIHC e do COMPSI são desenvolvidas em parceria com grandes centros de pesquisa, como IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o que contribui para o fortalecimento do Univem como instituição reconhecida pelas pesquisas de alta qualidade e com a formação cada vez mais rica e abrangente de nossos alunos”

É importante destacar que desde a primeira edição, em 2001, são publicados de trabalhos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM no CONIC.

Alguns professores do UNIVEM que participaram das primeiras edições do congresso, hoje são doutores na área de computação, como o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira e o Prof. Rodolfo Barros Chiaramonte, este o vencedor do prêmio de melhor trabalho de iniciação científica do Brasil em 2001. O UNIVEM incentiva a participação dos alunos no CONIC, mostrando que a formação de um pesquisador e um profissional se constrói ao enfrentar desafios como esse no início de sua carreira.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: