Inicial > Pesquisa > Alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação apresentam trabalhos em evento de IHC

Alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação apresentam trabalhos em evento de IHC

ihc2013

No último mês, Jéssica Souza e Thales Sakano, alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM, estiveram em Manaus-AM para apresentarem seus trabalhos em um dos maiores eventos da área de Interação Humano-Computador, denominado Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, mais conhecido como IHC.

Aluna de Sistemas de Informação apresentando trabalho

Aluna de Sistemas de Informação apresentando trabalho

O trabalho de Jéssica, intitulado “Proposta de Modelo de Representação de Informações para Navegadores de Realidade Aumentada”, é resultado de seu projeto de iniciação científica, iniciado em 2012. “Trata-se de uma ferramenta de Realidade Aumentada que será útil para encontrar pontos de interesse utilizando um celular ou tablet, misturando a imagem que vemos pela câmera com a direção do local procurado“, explica Jéssica.

Para a realização de seu projeto de Iniciação Científica, Jéssica contou com uma bolsa de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Jéssica está matriculada no terceiro ano do curso de Sistemas de Informação e já participa de um novo projeto de Iniciação Científica no laboratório de Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM, denominado COMPSI.

Thales Sakano do curso de Ciência da Computação

Thales Sakano do curso de Ciência da Computação

Thales caminha para a conclusão de seu curso de bacharelado nos próximos meses e apresentará melhorias do próprio trabalho como trabalho de conclusão de curso. Seu projeto também teve apoio do CNPq na forma de bolsa de pesquisa.

O orientador dos dois trabalhos, Prof. Leonardo Botega, também membro da coordenação dos cursos, afirma que “o incentivo do UNIVEM à pesquisa científica têm sido fundamental para consolidar e complementar os conhecimentos obtidos em sala de aula e que a pesquisa científica realizada no COMPSI desperta nos estudantes o interesse pela busca incessante por respostas aos seus questionamentos”.

O professor comenta que os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM mantém em sua área de pesquisa um histórico impressionante de publicações e apresentações em grandes eventos nacionais e internacionais. Nos últimos 5 anos, além do IHC 2013, mais de 20 artigos de expressão foram publicados em eventos como o Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (Ouro Preto), Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (Rio de Janeiro), Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (Jataí), Workshop de Visualização Interativa (Rio de Janeiro) e Simpósio de Aplicações de Realidade Virtual e Aumentada (Singapura).

Os projetos na área de Interação Humano-Computador têm parceria com o laboratório WINDIS (Wireless Networking and Distributed Interactive Simulation Lab) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: