Inicial > Atualização Profissional, Eventos, Mercado de Trabalho, Pesquisa > Palestras sobre Inovação, Empreendedorismo e Integração Universidade-Empresa-Governo

Palestras sobre Inovação, Empreendedorismo e Integração Universidade-Empresa-Governo

Nesta segunda (29/10) aconteceu no Univem o primeiro dia do 2º Congresso de Pesquisa Científica, evento que tem como tema principal: Inovação, Ética e Sustentabilidade.

Como parte das atividades do evento aconteceram as palestras do Dr. Edward David Moreno, professor da Universidade Federal de Sergipe, com o tema “Oportunidades para Inovação e Empreendedorismo em Computação” e do Dr. Rafael Prikladnicki, professor e diretor da Agência de Gestão Tecnológica da PUC/RS, com o tema “Ambientes de Inovação, Empreendedorismo e Integração Universidade-Empresa-Governo – O Caso da PUCRS“.

As palestras foram complementares ao tratarem de oportunidades de pesquisa e negócio em ecossistemas de parques tecnológicos como ambientes de inovação e empreendedorismo utilizando a integração universidade-governo-indústria na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Esse cenário começa a ser visualizado na região de Marília e as palestras mostraram caminhos a serem seguidos pela nossa região na visão de termos futuramente um parque tecnológico na cidade.

Anúncios
  1. Regiane
    02/11/2012 às 21:57

    Professor Elvis, tudo bem? Esta é exatamente a área que estou pesquisando em minha dissertação de mestrado: Exploração e explotação em MPMEs e startups brasileiras participantes de um programa de subvenção econômica no Mackenzie. O estudo foi realizado com as 80 empresas que participram do PRIME 2009 por meio da incubadora SUPERA de Ribeirão Preto, que a partir de 2014, no máximo estará instalada no parque tecnológico de Ribeirão Preto com total infraestrutura para abrigar até 100 empresas.
    Este tipo de estudo ainda é muito incipiente no Brasil e a integração entre Universidade- Estado – Empresa é essencial para acelerar o processo de inovação em nosso país. Fico feliz de ver tais iniciativas na UNIVEM para mostrar a geração que está entrando agora no mercado de trabalho, os caminhos para se tornar um empreendedor de sucesso e gerador de renda e empregos para a economia local. Não há dúvidas que a área tecnológica concentra o maior número de startups no país e que as mesmas precisam desenvolver um modelo de negócio que seja escalável e mantenham baixos custos a medida que buscam alçar vôos maiores. Enfim, mais uma vez parabens pela iniciativa.

    • Elvis Fusco
      04/11/2012 às 10:27

      Olá Regiane, nossa ideia é termos nos próximos anos um parque tecnológico em Marília.

  2. Marco Aurélio dos Santos
    09/11/2012 às 17:47

    Elvis, a ideia do parque é muito boa, e o pré projeto, pelo que parece sai no ano que vem. Na cidade e na região há todos os ingredientes necessários para a implantação do parque técnológico: 1- Empresas que investem em inovação e tecnologia, principalmente em bens de capital, 2- Centros Incubadores de Empresas, 3- Universidades e Centros de Pesquisa que podem se instalar no Parque,

    Pelo que observo, dá para implantar um parque de função dupla, baseado em Engenharia de Materiais, Produtos e Processos. (Que pode atender um cluster metal mecânico e de automação industrial, tecnologia alimentícia e de engenharia de hardware e software, que englobaria uma região econômica desde Garça até Pompéia, de inicio.).

    Desta forma o pré-projeto pode ser viabilizado em pouco tempo junto a SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo). E a verba do desenvolvimento do projeto final pode estar garantida via emenda parlamentar (existe emenda para o orçamento desse ano, e pelo que parece, para o ano que vem também).

    Parabéns pela iniciativa encabeçada pela ASSERTI!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: