Inicial > Mercado de Trabalho > Cuide bem de seu estágio

Cuide bem de seu estágio

Dependendo da postura do estudante, um estágio pode ser a porta de entrada para uma carreira de sucesso ou tornar-se uma experiência traumática e descartável.

Lembre-se que insegurança é diferente de imaturidade. É natural sentir-se inseguro em um ambiente novo, com colegas de trabalho desconhecidos. Porém, nem por isso você irá abusar de atitudes inadequadas, alegando que “não sabia”.

Seguem cinco erros comuns cometidos por estagiários nas empresas:

Acomodação

É preciso que fique claro para o estudante que o objetivo de um estágio é o aprendizado, logo o estagiário precisará demonstrar interesse por novos conhecimentos.

A aprovação no processo seletivo é apenas o primeiro passo para o estagiário, que muitas vezes relaxa após sua aprovação e assume uma postura passiva.

Ninguém vai deixar de realizar suas atividades para lhe perguntar suas dificuldades ou adivinhar suas necessidades. Se estiver com dúvidas, pergunte. Se estiver com dificuldades, peça ajuda.

A curiosidade é um diferencial e uma das características fundamentais de um profissional de sucesso. Apenas escolha a hora certa de realizar suas perguntas, para não atrapalhar as atividades de quem vai respondê-las.

Caso contrário, sua postura passiva poderá ser interpretada como má vontade ou falta de iniciativa, características que certamente dificultarão a sua efetivação.

 

Entrar de “salto alto”

Existem estudantes que, por conta da Instituição de Ensino em que estudam, adotam uma postura de arrogância e se tornam detentores da verdade absoluta.

É importante que o estudante tenha em mente que, enquanto estagiário, está na condição de aprendiz. Sendo assim, não deverá agir como se já fosse empregado há muito tempo, tratando diretrizes da empresa como se já estivessem obsoletas. Existe todo um caminho de maturidade profissional, inclusive, para que tal postura seja aceita.

Além disso, é preciso que o estudante seja flexível para atender a pedidos de tarefas das mais distintas, fugindo da rigidez de que, por estar estudando um curso de graduação, apenas atividades estreitamente relacionadas a sua área deverão ser realizadas.

 

Navegar na Internet

Administre bem o seu tempo. Você não foi contratado como estagiário de testes de navegação ou de sinal de internet. Logo, sua principal atividade não é atualizar seu perfil em redes sociais, tão pouco responder seus e-mails pessoais.

Tenha em mente que um funcionário ocioso e que não produz é um custo desperdiçado pela empresa. Logo, a chance de você ser efetivado, caso se preocupe mais em curtir uma foto do que em trabalhar, é bem próxima do zero.

 

Comunicação

É bastante comum que estudantes sintam dificuldade com uma comunicação mais formal, que é encontrada no mundo corporativo.

Lembre-se que você deverá se comunicar constantemente via telefone, e-mail, reuniões, enfim, durante todo o tempo.

Por isso, fuja da linguagem coloquial e do abuso de gírias e expressões menos elaboradas, estude gramática e leia muito para ampliar seu vocabulário, melhorar sua escrita, argumentação e retórica.

Uma comunicação eficaz deixará em evidência seu talento, potencial e habilidades.

 

Fugir das responsabilidades

Evite abusar da posição de estagiário, cujas responsabilidades são menores se comparadas com outros cargos, para não virar o famoso estagiário “café com leite”.

Muitos estudantes confundem suas prioridades ao levar trabalhos da faculdade para serem realizados no ambiente de trabalho. Claro que, agindo com bom senso e havendo negociação, existe espaço para que o estudante se dedique aos estudos, por exemplo, para a semana de provas da faculdade.

Porém, tal liberdade não deve ser confundida com libertinagem. Lembre-se que você não está sendo pago para estudar e existem resultados esperados de você.

 

Policie-se e tenha zelo por seu estágio. Ele poderá lhe render bons frutos num futuro muito próximo.

Fonte: estagiare.com

Anúncios
Categorias:Mercado de Trabalho Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: