Resultados da IV Semana de TI do Univem

Um grande número de participantes acompanhou o evento

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o Univem tornou-se o centro de TI do oeste paulista com a IV Semana de Tecnologia da Informação, evento promovido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Foram mais 1.000 pessoas participando das palestras, minicursos, oficinas, workshop e visitando stands de empresas regionais e multinacionais de TI. Entre os participantes, estavam alunos, ex-alunos, profissionais, professores e entusiastas por tecnologia.

O evento teve apoio de grandes empresas como IBM, Banco Santander, Pagamento Digital, Tray Tecnologia, SAP, entre outras, algumas delas estiveram presentes com stands possibilitando que os alunos pudessem ter contato com seus produtos, tecnologias e serviços de recrutamento.

Empresas expuseram seus produtos e tecnologias nos stands do evento

Nos stands os alunos tiveram a oportunidade de ampliar o seu networking e estar em contato com as principais empresas de TI da região de Marília e também com empresas multinacionais.

Temas como Governança Corporativa, Certificação em TI, Métodos Ágeis, Desenvolvimento de Software, Coding Dojo, Plataformas Móveis, entre outros, permearam as discussões e ampliaram a formação acadêmica dos alunos dos cursos do Univem.

Com o objetivo de inspirar os jovens do ensino médio para a área de TI, aconteceu durante o evento, o III Workshop “Bem-vindo à Computação”,  que apresenta as áreas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, onde acontecem as melhores oportunidades geradas pelas demandas das empresas e instituições de ensino e pesquisa por talentos e profissionais capacitados. Os minicursos do workshop foram ministrados por alunos ligados ao Computing and Information Systems Research Lab – COMPSI.

Em 2014, haverá um déficit de 200 mil profissionais para o setor de TI, 45 mil vagas somente para programadores e analistas de sistemas. Neste contexto, a IV Semana de Tecnologia da Informação do Univem colaborou para fomentar a procura pela área de TI e pela qualificação dos nossos alunos e dos profissionais das empresas da região.

Alunos interagem em mesa de interface tangível no stand do COMPSI

Além desses resultados, a partir do evento foram criadas parcerias com as empresas IBM e SAP para oferecimento de treinamentos para certificação, ampliando, assim, a formação acadêmica dos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem e qualificando e aperfeiçoando a mão-de-obra das empresas de TI de Marília e Região.

O COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), núcleo de ensino e pesquisa ligado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, teve um stand no evento onde a comunidade pôde acompanhar projetos de pesquisa dos alunos nas áreas de interfaces tangíveis e realidade virtual aumentada.

Veja fotos do evento: http://twitpic.com/e/1zzc e o que alunos disseram sobre o evento no twitter: https://twitter.com/#!/search/realtime/%23semanati

  1. Rubens
    21/10/2011 às 16:56

    O evento foi bem organizado, mas como aluno venho fazer uma critica construtiva pelo bem, acho que deveriam focar em assuntos mais interessantes (pesquisas) e não levar um monte de empresa para ficar falando bem delas mesmas. Resumindo mas pesquisa e menos marketing.
    Nesta matéria mesmo vc deu destaque para o provável déficit de 200mil vagas, puro marketing para atrair aluno, acho que vcs devem focar seus esforços na qualidade do ensino, este sim vai fazer o nome do Univem no futuro. Abraços

    • Elvis Fusco
      21/10/2011 às 17:22

      A Semana de TI tem como enfoque o mercado de TI e as empresas estão neste contexto.
      É necessário trazer as empresas para dentro da instituição para que elas conheçam a nossa estrutura e alunos e isso tem ajudado nossos alunos a ocuparem as principais vagas que aparecem em nossa região na área de TI.
      Além disso, o evento teve atividades para atualização profissional em várias tecnologias nos minicursos e oficinas.
      Não fazemos somente eventos de mercado, no ano passado promovemos o CITOS e neste ano o FLISOL, eventos de pesquisa apoiados pela SBC e CNPq, que comprovam a qualidade científica desses eventos.
      Na questão de pesquisa, nossos cursos a tem como diferencial:

      1) 100% dos alunos que prestaram mestrado nas universidades públicas foram aprovados nos últimos 3 anos;
      2) tivemos mais de 20 trabalhos aprovados no CONIC e SIIC-USP, os 2 maiores eventos de iniciação científica do país;
      3) Por meio do COMPSI, nossos alunos e professores têm publicados nos maiores eventos científicos do país com apoio financeiro para ir apresentar os trabalhos.

      E por fim, uma formação acadêmica não se faz somente com pesquisa, mas também com integração com o mercado de trabalho e os números mostram a quantidade alunos estagiando e já trabalhando desde os primeiros anos no curso.

      Obrigado pelo comentário.

    • 23/10/2011 às 16:19

      Olá Rubens, tudo bem?

      Leia a resposta que dei ao seu colega Bachega logo abaixo…

      Um abraço e sucesso pra você.

      Alexandre A. do Carmo Silva
      SAP-SD Consultant, Eng.

  2. Bachega
    22/10/2011 às 11:35

    Concordo com Rubens, teve muito marketing das empresas nessa palestra!! Aprender algo foi dificil, os palestrantes falam coisas que alunos nunca nem viram, principalmente nos minicursos.

    • 23/10/2011 às 16:18

      Bachega, eventos como esse não são direcionados primeiramente para “aprender” coisas novas.

      Creio que o objetivo seja de dar um vislumbre ao aluno sobre mercado de trabalho, que é o foco dele depois de formado, você não concorda?

      As maiores empresas de hoje, não precisam mais de profissionais apenas com conhecimento técnico, não precisam mais de “nerds”, precisam de pessoas com boas habilidades de relacionamento e com algum conhecimento técnico, pois o resto ele aprende dentro da própria empresa, com capacitações e eventos como esses.

      Por acaso você não gostaria de trabalhar em alguma dessas empresas que passaram por lá?

      Desejo sucesso à você!

      Um grande abraço e estou à sua disposição.

      Alexandre A. do Carmo Silva
      SAP-SD Consultant, Eng.

  3. 23/10/2011 às 16:11

    O sucesso de um profissional no mercado de trabalho em TI não está “apenas” em sua formação acadêmica como graduado.

    Tendências de mercado devem sim ser levadas aos alunos.

    É inevitável que se apresentem grandes empresas em um evento de TI, até porque são essas empresas que costumam “garimpar” grandes talentos para suas conceituadas companhias. Formações em ferramentas específicas são fundamentais.

    Milhares de profissionais de TI se formam por ano no Brasil. Qual o seu diferencial? “Todos” aprendem linguagens de programação ou técnicas de sistemas, mas todos possuem certificações especiais?

    Hoje em dia, “apenas” um diploma de graduação não atende mais a demanda de mercado, e falo isso porque vivo nesse mercado há anos.

    Certificações em softwares e serviços como os da Microsoft, Oracle ou até mesmo da SAP ao qual representamos, carecem e muito desse profissional, e com certeza o acesso às universidades tem esse objetivo.

    Grandes empresas como as citadas acima “não dependem” suas receitas da formação de profissionais, mas a busca por eles é inevitável e necessário e a universidade é o caminho.

    Estive há menos de 1 mês apresentando um projeto em uma universidade americana e outra no Canadá, e digo que, pelo pouco que vi do evento realizado pela UNIVEM, não perdem em qualidade e foco em colocar os seus discentes nesse seleto mercado profissional.

    Parabéns ao Prof. Elvis Fusco pelo evento de qualidade.

    Abraços.

    Alexandre A. do Carmo Silva
    SAP-SD Consultant, Eng.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: