Inicial > Atualização Profissional > CNPq disponibiliza 2 mil novas vagas de mestrado e doutorado

CNPq disponibiliza 2 mil novas vagas de mestrado e doutorado

A partir de março de 2011, estudantes interessados poderão solicitar a bolsa nas coordenações dos cursos em suas instituições.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou na semana passada um aumento de 2 mil novas vagas de Mestrado e Doutorado que devem começar a partir de março de 2011 e duram até 24 meses, para o Mestrado, e 48 meses para o Doutorado.
A novidade representa um aumento de cerca de 10% no número de bolsas nessas modalidades, já que atualmente 19.765 estudantes são beneficiados no total. O CNPq concede mais de 93 mil bolsas em diversos cursos, apoiando desde jovens pesquisadadores até pesquisadores altamente qualificados.

Vários critérios foram estabelecidos pelo conselho para a distribuição em forma de cotas, entre elas, o conceito do curso junto à Capes, localização regional e o número de alunos sem bolsa e sem vínculo empregatício e localização regional. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão um mínimo de cotas garantidas, como parte de uma política governamental de diminuir as desigualdades regionais em ciência e tecnologia.

No entanto, alguns requisitos são exigidos aos candidatos, como estar regularmente matriculado no curso de pós-graduação beneficiário de bolsas, dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, não ser aposentado e não receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional, concomitante com a bolsa do CNPq, exceto quando exercer atividades relacionadas a ensino e pesquisa.

Os alunos interessados devem solicitar as bolsas diretamente nas coordenações dos cursos em suas instituições.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: