Inicial > Oportunidade Profissional > Até 2014, faltarão 45 mil profissionais de TI no Brasil, prevê estudo

Até 2014, faltarão 45 mil profissionais de TI no Brasil, prevê estudo

Um dos setores que mais sofrem com a escassez de mão de obra qualificada atualmente, a área de Tecnologia da Informação poderá apresentar falta de pelo menos 45 mil profissionais até 2014. A previsão é de um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), que mapeou o mercado de trabalho do setor em oito Estados brasileiros.

Segundo a pesquisa, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul terão demanda de 78 mil profissionais de TI nos próximos três anos, mas a previsão é de que os cursos superiores da área formem apenas 33 mil pessoas. Entre os Estados, apenas Bahia, Minas Gerais e Pernambuco terão oferta suficiente de profissionais para suprir a necessidade.

O Estado com situação mais crítica atualmente é São Paulo, onde houve 14 mil contratações em 2010, enquanto as universidades formaram 10 mil novos profissionais. O estudo aponta que, também no ano passado, a evasão nos cursos da área foi de 87% em todo o Brasil.

A pesquisa detectou ainda que, desde 2003, os salários de profissionais de TI crescem acima da inflação na maioria dos Estados – as exceções são Distrito Federal e Pernambuco. A média salarial para a área é de R$ 2.950.

Fonte: Valor Econômico

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário