Docente do Univem tem artigo aprovado na Inglaterra
O docente Ricardo Petruzza do Prado, professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação e Coordenador de Informática Educativa da Prefeitura Municipal de Marília, teve o artigo científico “Info-Inclusão Digital na Cidade de Marília” aprovado para ser apresentado de 11 a 13 de julho, em Cambridge, na Inglaterra. O artigo foi escrito em conjunto com as docentes da Unesp de Marília Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos e Maria José Jorente.
A apresentação acontecerá durante o CATE (Computação e Tecnologia Avançada em Educação) 2011, promovido pelo IAESTED (Associação Internacional para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia).
“Foi uma boa surpresa. A gente acredita no trabalho, mas não sabe o que está acontecendo no exterior e a tecnologia que está sendo utilizada em outros países. Tínhamos esperanças que o artigo fosse aceito e felizmente deu certo”, afirmou Ricardo Petruzza do Prado.
O coordenador de Informática da Prefeitura e docente do Univem falou sobre o artigo. “É um grande prazer ter essa oportunidade de divulgar o trabalho que é feito no nosso município. Este artigo trata do programa de Informática Educativa que é realizado nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) desde 2005, apresentando toda a evolução da implantação dessas tecnologias, bem como os softwares que são utilizados, a metodologia que a gente utiliza com as crianças. É bom deixar claro que a informática educativa nas escolas trata de assuntos de escola, como geografia, português, história, etc e não de ensino de informática, que acaba acontecendo naturalmente.”
O artigo também mostra o fato da educação mariliense refletir em índices importantes como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), melhorando a referência do município.
“Nas 19 Emefs do município de Marília temos laboratório de informática, com equipamentos novos e bem modernos. A gente utiliza o programa Visual Class, onde as aulas são desenvolvidas mediante a solicitação dos professores. Quando a criança entra no laboratório e toda semana isso acontece, – são 9.000 alunos atendidos por semana -, ela já chega sabendo qual aula terá. Além desse programa, temos o Concurso Multimídia, realizado anualmente nas escolas. A escola vencedora concorre no Concurso Nacional e recentemente Marília foi desaque, conquistando o título nos últimos três anos consecutivos.”
O artigo científico “Info-Inclusão Digital na Cidade de Marília” foi produzido em português e posteriormente traduzido para o inglês. Foi enviado dia 22 de fevereiro à Inglaterra para ser analisado e a resposta viria até 5 de abril, porém já em 16 de março chegou a confirmação do aceite. “Ficamos muito felizes com essa confirmação. Agora temos até 18 de maio para fazer alguns ajustes e depois dia 11 de julho faremos a apresentação na Inglaterra, destacando o trabalho desenvolvido em nossas Emefs e elevando o nome de Marília”, disse Ricardo.
O prefeito Mário Bulgareli parabenizou os docentes. “É mais um reconhecimento da educação de qualidade da rede municipal. A nossa educação conquista vários prêmios e esse trabalho de informática desenvolvido nas Emefs será apresentado na Inglaterra, divulgando o nome da nossa cidade. Parabenizo os professores Ricardo, Plácida e Maria José pela produção e aprovação do artigo.”
A secretária municipal da Educação, Rosani Puia de Souza Pereira, destacou a importância do trabalho desenvolvido nas escolas. “Esta semana tivemos a grata surpresa que o trabalho na área de informática foi aceito para ser apresentado num Congresso Internacional sobre Informática Educativa. O professor Ricardo, que é o nosso coordenador de informática, representará a Secretaria Municipal da Educação nesse importante congresso na Inglaterra. A informática nas Emefs tem sido um grande diferencial no aprendizado dos alunos. Aproveito para parabenizar o professor Ricardo e as professoras Plácida e Maria José pelo artigo e, consequentemente, pela sua aprovação.”