Carona Solidária
Em tempos de correria para o trabalho, para a faculdade ou mesmo para uma viagem de lazer, contar com uma boa carona pode ser muito útil. Foi pensando nisso que Rafael Henrique Augusto Moraes, Leandro Cervelin e Carlos Francisco Bitencourt Jorge desenvolveram e colocaram no ar o “Carona Solidária” (http://www.caronasolidaria.com). O site é resultado de um trabalho de conclusão de curso feito por Rafael e Leandro, durante a Especialização em Sistemas para Internet, do Univem, concluída em final de 2009. Carlos entrou na reta final e colocou o “fermento” no negócio, com a tarefa de torná-lo um serviço free e comercial, captando novos parceiros para publicidade.
O professor Elvis Fusco, coordenador da especialização, elogia a iniciativa. Ele comenta um de objetivos do curso é incentivar os alunos a implementarem softwares e serviços na WEB que possam gerar novos negócios.
Os três amigos são graduados no Univem: Rafael cursou Ciência da Computação, Leandro fez Sistemas de Informação e Carlos formou-se em Administração, com habilitação em Análise de Sistemas.
Eles explicam que o serviço é gratuito e tem como finalidade promover caronas entre a população. Além da facilidade prática, apontam duas grandes vantagens: a ecológica, pois a utilização do serviço permite diminuir a quantidade de veículos, melhorando o trânsito e a qualidade do ar nas cidades; e a econômica, na medida em que o usuário poderá economizar até 75% dos custos com combustível, pedágios e demais despesas que ocorrem em rotas rotineiras ou até mesmo em viagens.
Bem, mas você deve estar se perguntando como é que funciona a proposta. É simples! O serviço tem base nas redes sociais e acaba promovendo a integração das pessoas. Ao fazer o cadastro, você informa seus dados e as redes das quais participa. Desta forma, o futuro “caronista” pode checar as informações e o perfil do “caroneiro”… e vice-versa.
No site do Univem
O “Carona Solidária” tem um link próprio dentro do site do Univem, no espaço destinado à sustentabilidade (http://www.univem.edu.br/gwsites/default.asp?site=cidadania).
Fonte: Jornal da Fundação