Inicial > Eventos, Pesquisa > I Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação

I Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação

Jornal do UNIVEM – Edição de junho 2009

Debates, mini-cursos e apresentações de estudantes abordaram temas de destaque no mundo da informática

Proporcionar o intercâmbio científico entre alunos nos níveis de graduação e pós-graduação.Este foi um dos objetivos centrais do I Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação, realizado entre os dias 6 e 12 de junho, no Univem. O evento, bastante concorrido, contou com palestras, mini-cursos e apresentação da produção científica e técnica de alunos do curso de Especialização em Sistemas para Internet, bem como das pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos dos bacharelados em Ciência da Computação e Sistemas de Informação e curso de Tecnologia de Redes de Computadores.

O seminário teve início no dia 6 com o “Java Day”, que contou com palestras e mini-cursos específicos sobre o tema. Alexandre Faria e Rodrigo Albuquerque, consultores da Vertical Training, ministraram a palestra “Construindo aplicações ricas em usabilidade e customizáveis com WEB 2.0”. Eles também ofereceram mini-cursos, discorrendo sobre “Java básico” e “Introdução ao Desenvolvimento WEB com Java”. O professor Jean Daniel Henri Merlin Andreazza, do Univem, palestrou sobre “Aplicações Java com AJAX (Framework DWR)”.

A abertura oficial aconteceu no dia 8, com a palestra “Perspectivas de pesquisa em Computação”, ministrada pelo professor-doutor Aleardo Manacero Junior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Unesp. Ele destacou que a grande dificuldade em se fazer pesquisa em Ciência da Computação é separar o que é apenas “resolver um problema técnico” de realmente propor soluções inovadoras. “A solução é não pensar nisso, ou seja, fazer aquilo que se tem que fazer sem preocupação com rótulos”, ponderou.

            No âmbito histórico, ele destacou as principais pesquisas na área nos primeiros 50 anos da computação, o que foi feito nos últimos 10 anos e o que está na agenda atual e do próximo período. “De certo modo, as pesquisas continuam nos mesmos campos de 40 ou 50 anos atrás”, concluiu o palestrante, citando iniciativas da NSF, British Council e SBC, por exemplo, que procuram identificar problemas importantes a serem pesquisados.

Ressaltando a importância de o aluno ingressar desde o início do curso no ambiente de pesquisa, por meio de iniciação científica, por exemplo, o palestrante disse que isso facilita a continuidade dos estudos em programas de pós-graduação e, também, na obtenção de um posto no mercado de trabalho. “Um profissional com perfil investigativo tem mais chance de ter sucesso na carreira”, reforçou.

 

Estímulo à pesquisa

            O professor Elvis Fusco, coordenador dos cursos da área de informática do Univem, avalia que a semana alcançou todos os objetivos propostos, evidenciando a importância das etapas de pesquisa tanto na graduação, quanto na pós-graduação.

            Ele considera que a inclusão das sessões de qualificação dos TCC’s no calendário dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, bem como na pós-graduação em Sistemas para Internet, possibilitou nesse ano – e possibilitará em anos futuros – que estas pesquisas fossem analisadas e recebessem contribuições dos professores examinadores.

“Outro importante objetivo também foi alcançado, que é o de estimular os alunos dos primeiros anos a ingressar no processo de pesquisa. Isso, com certeza, melhorará o nível de formação dos nossos estudantes”, finaliza.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário